terça-feira, 12 de agosto de 2014

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

"COMER COMER É O MELHOR PARA PODER CRESCER"


Dicas de alimentação saudável para o cardápio dos adolescentes
Nutricionista Rita de Cássia Leite Novais 
A infância e a adolescência são períodos vitais para a formação física e mental e a alimentação, é um dos itens que mais contribui para o desenvolvimento. Nesta fase, a alimentação saudável ao alcance dos jovens, faz com que eles cresçam com uma boa cultura alimentar.
“É na adolescência que adquirimos e cultivamos nossos hábitos. Um adolescente sedentário, com certeza poderá sofrer conseqüências de saúde quando adultos.
Além disso, é muito difícil a mudança de hábito depois dos 20 anos”, diz a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, da Consultoria Alimentar.
A nutricionista Rita de Cássia Leite Novais comenta que é fundamental a consciência dos pais na hora de servir a alimentação.
“Não adianta querer que o filho faça uma boa refeição, enquanto os responsáveis têm o hábito de ingerir gorduras, fast foods entre outros.
O exemplo é muito importante nesta fase, pois os filhos acabam sendo o reflexo dos pais”.
Segundo a nutricionista da empresa Consultoria Alimentar, diversas pessoas associam a boa alimentação com regime.
“A qualidade nas refeições significa melhor rendimento nas tarefas diárias, bom humor, saúde, pele viçosa, maior concentração nos estudos entre outros benefícios.
Se a pessoa ingerir em excesso alimentos saudáveis, poderá sofrer obesidade. Está acima do peso, não é somente com alimentos ruins”, ressalta. 

Princípios de uma boa alimentação
TEXTO EXTRAÍDO DE: http://www.sonutricao.com.br/conteudo/alimentacao/

Uma dieta equilibrada e nutritiva deve ter cinco características:
1) Adequação: A alimentação deve ser apropriada às diferentes fases e condições de vida, às atividades, às circunstâncias fisiológicas e de doenças.
2) Qualidade: Deve conter variedade de alimentos que satisfaça todas as necessidades do corpo. Os alimentos devem ser nutritivos e não apenas conterem calorias vazias.
3) Quantidade: Deve ser suficiente para atender o organismo em todas as suas necessidades.
4) Harmonia: É o equilíbrio entre os nutrientes, em relação á quantidade e qualidade.
5) Variedade: Fornecer uma ampla seleção de alimentos diariamente, pois os alimentos são diferentes, apresentando diferentes nutrientes.



Pirâmide Alimentar
Pirâmide Alimentar é um instrumento, sob a forma gráfica, que tem como objetivo orientar as pessoas para uma dieta mais saudável. É um guia alimentar geral que demonstra como deve ser a alimentação diária para uma população saudável, acima de 2 anos de idade.
Cada parte da pirâmide representa um grupo de alimentos e o número de porções recomendadas diariamente. Na alimentação diária devemos incluir sempre todos os grupos recomendados para garantir os nutrientes que o nosso organismo necessita. Os alimentos que precisam ser consumidos numa quantidade maior estão na base da pirâmide e os que precisam ser consumidos em menor quantidade estão no topo da pirâmide.
Para sabermos o número correto de porções diárias a serem ingeridas de cada grupo de alimentos, é necessário observar as calorias diárias que cada indivíduo necessita.
Portanto, é necessário que o profissional da área de nutrição planeje o programa alimentar, pois este varia conforme sexo, peso, idade, altura e necessidades individuais. Em média, a maioria dos indivíduos necessita de, pelo menos, um número mínimo de porções dentro das variações recomendadas.


Principais nutrientes de cada grupo alimentar:
- Pães, arroz, cereais, massas: carboidratos complexos (vitaminas do complexo B e fibras);
- 
Hortaliças e vegetais (vitamina A, vitamina C, folato, ferro, fibras);

- Frutas (vitamina A, vitamina C, potássio, folato, ferro, fibras);
- 
Leite, iogurtes e queijos (cálcio, proteína, vitamina A, vitamina D);
- 
Carnes, aves, peixes, ovos, feijão, nozes (ferro, zinco, vitaminas do complexo B, proteínas);
- 
Gorduras, óleos e açúcares (vitamina E, ácidos graxos essenciais, carboidratos, porém são ricos em calorias e devem ser utilizados esporadicamente).


ATIVIDADE 

Anote tudo o que você come durante a sua rotina semanal e organize em uma pirâmide alimentar, coloque cada coisa em seu lugar.
a) Come frutas e verduras diariamente? Quais da sua preferência?
b) Come pão e massas?
c) Come Gorduras? Quais?
d) Come açucares? Quanto, muito ou pouco? se for muito coloque na parte grossa da pirâmide.
e) etc...
O que você come muito na parte mais larga, o que você consome pouco na parte mais estreita.
Siga o modelo da pirâmide do texto, caso não consiga pesquise como se dá a distribuição de alimentos em uma pirâmide alimentar.

A pirâmide que você vai fizer corresponde a sua alimentação real e logo após desenhe uma pirâmide da alimentação ideal para a sua saúde. Caso queira cole gravuras.
Abraço Forte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário